segunda-feira, 23 de junho de 2014

(NOTAS DA GUERRA POPULAR) Filipinas: Exército Vermelho causa 18 baixas contra as forças armadas reacionárias


22 de junho de 2014 - Às 6h00 pela manhã, o Exército Vermelho realizou uma contra-operação contra o 72º Batalhão de Infantaria do exército reacionário filipino, detonando explosivos contra este, matando um e ferindo três outros soldados da reação em San Isidro. Durante o conflito, um combatente vermelho, Ka Jackjack, foi morto pelas tropas fascistas. Horas depois, às 15h, os combatentes vermelhos fizeram outra operação contra as forças armadas reacionárias, desta contra o 46º Batalhão de Infantaria do exército reacionário, executando cinco soldados e deixando outros quatros feridos na região de Laak. 

20 de junho de 2014 - Às 5h30 pela manhã, os guerrilheiros do Exército Vermelho detonaram explosivos contra o 25º Batalhão de Infantaria das "Forças Armadas das Filipinas", onde dois soldados da reação foram mortos e um ficou gravemente ferido. No mesmo dia, às 9h45 pela manhã, a mesma unidade de infantaria foi atacada pela guerrilha, ataque que deixou dois soldados feridos do lado da reação.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

I Seminário em Solidariedade à luta dos Povos será realizado em Curitiba


O I Seminário em Solidariedade à luta dos Povos surge como uma iniciativa do Núcleo Marxista-Leninista Camaradas com o intuito de promover o debate e a troca de informações a respeito das experiências da luta dos povos no século XXI, prestando solidariedade aos esforços revolucionários e progressistas da atualidade, diante das agressões e da manipulação contra essas experiências, corrente nos mais diversos meios midiáticos. Mais do que isso, o evento surge como uma necessidade, que se faz presente em grande parte dos movimentos sociais e de classe, de ter uma visão clara de em que consiste a luta dos povos nesses países, englobando seu passado, desenvolvimento atual e suas projeções.

Nesta primeira edição do evento, serão abordados dois países: A República Popular Democrática da Coreia, popularmente conhecida como Coréia do Norte, Coreia Popular ou, simplesmente, RPDC, e a República de Cuba.

O evento contará com a participação de membros do Centro de Estudos da Ideia Juche, que tiveram a oportunidade de visitar a RPDC, e mantém um blog em solidariedade a esse país. Em sua intervenção, estes camaradas abordarão questões como:

• Quais são as projeções da Coreia Popular, e do socialismo no país, nos próximos anos?
• Como é organizado o socialismo na Coreia Popular?
• Quais foram as consequências do fim da União Soviética para o país?
• Como é a relação da Coreia Popular com a China?
• Como é a condição das mulheres na Coreia Popular, quais são suas conquistas?

O evento também contará com a presença de Amaurys Rodriguez Matos, professor mestre em Estudos Sociais, licenciado em Estudos Sócio-culturais e especialista em Trabalho Social, tendo estudado e atuado como professor na Escola Superior do Partido Comunista de Cuba "Ñico López", que falará sobre o tema: "Cuba: História - desafios e perspectivas."

Haverá, também, espaço para questionamentos a respeito dessas tão importantes experiências construídas desde o século XX até a atualidade. Estará a venda o livro "Memórias, Volume I", de Kim Il Sung, um dos principais teóricos e dirigentes da revolução da Coréia Popular.