terça-feira, 23 de julho de 2013

ILPS adere às comemorações do 60º aniversário do ataque ao Quartel de Moncada em 26 de Julho


Nós, da Liga Internacional de Luta dos Povos (ILPS), nos juntamos ao povo cubano e a todos os outros povos na comemoração do sexagésimo aniversário dos ataques ao quartel de Moncada e à guarnição adjacente de Bayamo, em 26 de Julho de 1953. Os ataques foram realizados por cerca de 160 homens e mulheres, liderados por Fidel Castro e Abel Santamaria.

A intrépida ação fracassou, com dezenas de rebeldes assassinados e detidos. Porém, eles inspiraram uma campanha de guerra revolucionária, liderada pelo Movimento 26 de Julho. Isto culminou na insurreição popular que depôs, em 1º de Janeiro de 1959,  a ditadura de Batista, patrocinada pelos Estados Unidos.

As massas trabalhadoras de operários e camponeses cubanos desmantelaram o poder estatal dos grandes compradores, latifundiários e capitalistas burocráticos e estabeleceram um governo democrático. Desde então, o povo cubano tem defendido a sua independência nacional e sua revolução socialista contra o cerco econômico, político, militar e outras formas de ataque por parte do imperialismo dos Estados Unidos e seus fantoches.

Nós nos solidarizamos com o povo cubano e apoiamos o mesmo em sua luta revolucionária pela independência nacional e pelo socialismo. Nós os aplaudimos por manterem-se firmes contra a potência imperialista vizinha, levando adiante a causa da libertação nacional e social e, desta forma, inspirando os povos oprimidos e explorados a lutarem pela independência nacional, pela democracia e pelo socialismo.

Viva o espírito do 26 de Julho!
Viva a Revolução Cubana!
Viva a solidariedade internacional contra o imperialismo e todo tipo de reação! 


por Prof. José Maria Sison
Presidente da Liga Internacional de Luta dos Povos (ILPS)

----------
Leia a nota original em

Nenhum comentário:

Postar um comentário