domingo, 6 de outubro de 2013

Frente Perspectiva debate opressão contra LGBTs, mulheres e afro-descendentes

Na última sexta-feira, 04 de outubro, foi promovido pela Frente Perspectiva, em conjunto com outras entidades sociais e estudantis, um cine-debate sobre o documentário "O riso dos outros". A exibição do documentário e posterior debate foi realizada no auditório CCL da faculdade Mackenzie, campus Consolação.

Foram convidados para o debate o professor do curso de Direito Vinicius Magalhães, da Universidade Mackenzie, a coordenadora de políticas para a diversidade sexual de São Paulo, Heloísa Helena Cidrin, e o professor do curso de biologia Adriano Monteiro de Castro. Ao todo, quarenta pessoas compareceram ao evento.
O curta-metragem "O riso dos outros" critica e põe em debate o incentivo e a banalização ao preconceito e discriminação de gênero, classe, etnia e orientação sexual por trás de piadas e supostas tentativas de se fazer humor, principalmente por parte de humoristas como Danilo Gentili e Rafinha Bastos. Figuras de relevo no meio artístico e político, como o deputado federal Jean Wyllys, o cartunista Laerte e a ativista feminista Lola Aronovich também falam no documentário, no sentido de conscientizar os espectadores a rechaçarem a discriminação racial e sexista encoberta por pseudo-piadas. "Não é necessário discriminar e humilhar outras pessoas para se fazer humor. [...] Esses 'piadistas' agora atacam o 'politicamente correto' e a 'falta de liberdade de expressão'. Ora, podem falar o que quiserem, mas não reclamem quando LGBTs e negros se unirem para repudiar publicamente o que falam", disse o deputado Jean Wyllys, defensor da causa LGBT.
Após a exibição do curta-metragem, os convidados para o debate foram chamados para compor a mesa, respondendo perguntas e fazendo intervenções. 
Heloísa Helena Cidrin falou sobre os avanços feitos na luta pelos direitos LGBT, bem como os grandes desafios que seguem sendo enfrentados pelos LGBT na luta por respeito e igualdade, contra o preconceito e a discriminação, tanto em âmbito institucional-parlamentar quanto da luta de massas. Criticou a bancada fundamentalista do Congresso, dirigida pelo pastor Marco Feliciano, que pretende institucionalizar a discriminação homo fóbica e retirar todos os direitos conquistados pelos homossexuais durante muitos anos de lutas.
Vinicius Magalhães comentou sobre sua experiência na luta pela conscientização anti-homofobia no meio universitário-acadêmico. Defendeu a necessidade da mobilização dos estudantes contra o conservadorismo e a homofobia, tão presentes no meio universitário, e que fossem denunciadas as discriminações e agressões contra homossexuais para que sejam devidamente punidas.
O professor Adriano Monteiro de Castro, do curso de biologia da Universidade Mackenzie, disse estar entusiasmado com a causa da luta contra a opressão da mulher, pela igualdade e contra a “cultura do estupro”. Parabenizou os presentes pela iniciativa do ato e deu votos pelo sucesso na luta pelo prosseguimento do movimento estudantil na Mackenzie.

Veja abaixo as fotos do evento:


Intervenção do professor Adriano Monteiro de Castro
Intervenção da coordenadora de Políticas Públicas
para a Diversidade Sexual, Heloísa Helena
Fala do professor do curso de Direito, Vinicius Magalhães
A estudante Beatriz Prates agradeceu aos debatedores
e ao público em nome da Frente Perspectiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário