terça-feira, 8 de outubro de 2013

[URC] Vo Nguyen Giap foi o maior herói do povo vietnamita


No último dia 4, faleceu o lendário general Vo Nguyen Giap, responsável pela tripla derrota do imperialismo japonês, francês e norte-americano. Republicamos e fazemos nossas as palavras dos camaradas do Partido Comunista das Filipinas por ocasião do falecimento do grande comunista Giap, e unimo-nos ao grande povo vietnamita no lamento pela morte do camarada Vo Nguyen Giap.


O camarada Vo Nguyen Giap faleceu no dia 4 de outubro num hospital em Hanoi, Vietnã. Ele tinha 102 anos de idade.

Giap nasceu no Vietnã Central em 25 de agosto de 1911. Aos 14 anos, tornou-se ativo no movimento patriótico. Ele tornar-se-ia, depois, professor e jornalista, antes de ingressar no Partido Comunista da Indochina dirigido pelo presidente Ho Chi Minh. A península indochinesa, composta pelo Vietnã, Laos e Camboja, era então uma colônia francesa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Vo Nguyen Giap viajou para o sul da China em 1944 acompanhado pelo presidente Ho Chi Minh, escapando das prisões. Com o apoio do Partido Comunista da China, Giap e Ho preparam-se para levar a cabo a resistência armada revolucionária na Indochina, que na época estava ocupada pelos japoneses. Giap liderou a primeira patrulha de combatentes guerrilheiros, que expulsaram as forças de ocupação japonesas.

Em 1945, a França recolonizou a Indochina, aguçando o espírito patriótico do povo vietnamita e seu desejo pela libertação nacional. Liderados pelo Partido Comunista da Indochina, uma enorme guerra de guerrilhas foi dirigida contra os colonialistas franceses. Até os dias de hoje, a Guerra Popular vietnamita sobre os colonialistas franceses continua a inspirar o heroísmo entre os povos oprimidos e explorados do mundo, assim como o desejo pela libertação nacional.

Vo Nguyen Giap liderou o Exército Popular Vietnamita na histórica Batalha de Dien Bien Phu, o centro do poder militar francês na Indochina. Aqui, o povo vietnamita demonstrou como era possível derrotar um poderoso e moderno exército por meio do manejo da tática de guerrilhas. Os vietnamitas trabalharam aos milhares para construir trilhas escondidas, cavaram centenas de quilômetros de trincheiras, desmontaram seus canhões e artilharias e levaram-nos manualmente para as cordilheiras, com o fim de cerca silenciosamente as tropas francesas. Os vietnamitas lançaram um ataque blitzkrieg contra a base militar francesa e, após 55 dias de combate, forçaram os colonialistas franceses à rendição total em 7 de maio de 1954.

Durante as negociações em Genebra, o Vietnã foi temporariamente em Vietnã do Norte, que permaneceu sob o governo popular liderado pelo Partido Comunista, e Vietnã do Sul, que permaneceria sob o coloniaismo dos Estados Unidos após a saída das forças francesas.

Nas próximas duas décadas, povo vietnamita seguiria liderando a resistência revolucionária contra os colonialistas norte-americanos. Apesar de possuírem uma moderna máquina de guerra, as forças dos Estados Unidos seriam finalmente derrotadas no Vietnã. O camarada Giap liderou o Exército Popular Vietnamita mesmo possindo armas menores e menos modernas contra as avançadas e grandes armas dos militaristas norte-americanos.

A vitória do povo vietnamita sobre as forças militares norte-americana em 1976 abriram terreno para a reunificação do Vietnã sob o banner do Partido Comunista do Vietnã.

As lições da Guerra Popular de resistência do povo vietnamita continuam a iluminar as Guerras Populares pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário