terça-feira, 15 de outubro de 2013

(NOTAS DA GUERRA POPULAR) Exército Vermelho das Filipinas causa pelo menos 59 baixas contra a reação


21-22 de setembro de 2013 - Grandes combates foram feitas entre o Exército Vermelho e o exército da reação. Numerosas tropas do exército reacionário foram deslocadas para a cidade de Juban, Magallanes e Bulan, locais de atividade do movimento revolucionário. Ao todo, as emboscadas e encontros entre o Exército Vermelho e o exército reacionário filipino resultaram em três batalhas, às 16h e 21h do dia 21, e às 15h do dia 22. Ao todo, o Exército Vermelho causou dezessete baixas contra a reação. Nenhuma baixa foi causada no lado do Exército Vermelho. Após as emboscadas sofridas, o exército reacinário assassinou e molestou dezenas de camponeses da região, roubando gado, incendiando casas e plantações. Apesar de ser esta uma das dezenas de milhares de vezes onde as reacionárias "Forças Armadas das Filipinas" tentam destruir o movimento revolucionário pelo uso da indiscriminada violência contra o povo, mais uma vez saíram derrotados pelo Exército Vermelho.

24 de setembro de 2013 - Tropas do Exército Vermelho das Filipinas emboscaram tropas do segundo batalhão do exército do velho Estado reacionário na província de Albay. Não se teve acesso ao número de baixas causadas em tal ação. O Partido Comunista das Filipinas acusa, aqui, o exército reacionário de fazer operações de repressão contra o Exército Vermelho em regiões camponesas sob o manto de "missões médicas" ou "com fins de desenvolvimento". Tais operações de repressão têm sido lançadas pelo exército reacionário desde fins de junho de 2013, ainda segundo o informe do Partido Comunista das Filipinas.

29 de setembro de 2013 - Por volta das 6h da manhã, Junjun Versano, informante da polícia filipina e conhecido bandido da região de Cabugao, foi executado quando resistiu à voz de prisão dada por uma unidade do Exército Vermelho. Após a execução, sua pistola foi confiscada.

30 de setembro de 2013 - A mesma unidade do Exército Vermelho emboscou, às 5h da manhã, um destacamento do exército reacionário em Calabugao. Não se tem informações sobre o número de baixas na ação.

30 de setembro de 2013 - Às 9h da manhã, em Misamis Oriental, um destacamento do Exército Vermelho emboscou as tropas do 58º Batalhão das "Forças Armadas das Filipinas". Um soldado do governo foi ferido na ação.

30 de setembro de 2013 - Às 14h, os combatentes vermelhos explodiram uma bomba contra as mesmas tropas do 58º Batalhão do exército reacionário. Dez soldados da reação morreram e cinco ficaram feridos. Após a ação, um helicóptero MG-520, às ordens do governo filipino, bombardearam indiscriminadamente a região, forçando setenta e três famílias a evacuarem.

01 de outubro de 2013 - Às 8h da manhã, uma unidade do Exército Vermelho emboscou tropas do exército reacionário em Bukidnon. Não há informações sobre o número de baixas.

01 de outubro de 2013 - Dois incidentes acontecerem em Sitio Camansi. Por volta das 13h, os combatentes vermelhos abriram fogo contra tropas do 58º Batalhão do exército reacionário que roubavam a casa de um camponês da região. Ao receberem tiros, cinco dos reacionários que roubavam a casa foram executados. Às 14h, os combatentes vermelhos abriram fogo contra um helicóptero enviado para bombardear a região. Três combatentes vermelhos foram martirizados durante a ação.

03 de outubro de 2013 - Os combatentes vermelhos abriram fogo contra um helicóptero da reacionária Força Aérea Filipina às 14h50, obrigando-o a fazer um pouso de emergência. Cinco soldados foram mortos e dois ficaram feridos.

06 de outubro de 2013 - Treze soldados do 8º batalhão de infantaria do exército reacionário filipino foram executados durante uma ofensiva tática do Exército Vermelho em Bukidnon, por volta das 17h30. A emboscada aconteceu quando os soldados reacionários voltavam de um treinamento militar. Ao longo da estrada onde andavam cerca de cinquenta e três tropas do exército reacionários, os combatentes vermelhos detonaram várias bombas, granadas e abriram disparos contra todos, causando golpes de morte contra eles. Além dos treze executados, dezenas de outro ficaram feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário