quinta-feira, 5 de setembro de 2013

[ILPS] Condenar e fazer oposição ao plano estadunidense de ataque à Síria como um ato de guerra de agressão!


Nós, da Liga Internacional de Solidariedade aos Povos (ILPS), convocamos a toda a Liga, seus comitês globais regionais, suas seções nacionais e organizações membros a tomar todas as ações possíveis e necessárias contra o plano dos Estados Unidos de bombardear a Síria e dar início a uma descarada guerra de agressão contra a Síria e o povo sírio.

Este chamado é consistente com a declaração de 12 de maio da ILPS, intitulado “A ILPS Reitera Seu Apoio ao Povo Sírio, Condena a Intervenção por Parte dos EUA, Israel, ET al”. Nesta declaração, nós apontamos que, “dada à ineficácia de seus mercenários, os EUA, na prática, anunciaram a escalada da intervenção dos EUA-OTAN e Israel, com base na acusação falsa segundo a qual a Síria está utilizando armas químicas de destruição em massa.”

Desde o dia 5 de maio, tem surgido evidência de que os próprios mercenários a soldo dos Estados Unidos foram os culpados pelo uso de armas químicas. As vítimas sobreviventes confirmaram o fato. Mas os Estados Unidos e o assim chamado Exército Livre Sírio persistiram em realizar operações de bandeira falsa com o uso de armas químicas a fim de justificar o bombardeio da Síria pelas forças dos EUA-OTAN e o início das agressões pelas potências imperialistas.

No último pronunciamento do Presidente Barack Obama foi dito que os EUA “trabalharam as evidências” e estão preparados para lançar um ataque militar à Síria. A julgar pelos seus pronunciamentos e ações, as forças dos EUA estão obcecadas em travar uma guerra de agressão contra a Síria no interesse da indústria bélica estadunidense e das companhias petrolíferas, não obstante a oposição dos povos do mundo.

Os Estados Unidos e seus aliados imperialistas mentem descaradamente ao alegar que visam proteger os civis ao conduzir sua “intervenção humanitária”, lançando mãos dos atos mais brutais de intervenção militar e guerras de agressão, causando morte e destruição em proporções infinitamente maiores do que seus mercenários são capazes. O governo sírio vem vencendo a guerra civil e os Estados Unidos fabricam as justificativas para a sua agressão a fim de auxiliar seus fantoches, já quase derrotados. Assim, os Estados Unidos violam flagrantemente as convenções da Carta das Nações Unidas e o direito internacional.

Os Estados Unidos agem de forma hipócrita ao acusar a Síria, de forma falsa e mentirosa, de utilizar armas químicas. Os Estados Unidos são os maiores usuários de armas químicas em suas guerras de agressão, fazendo uso de armas como napalm, fósforo branco e bombas similares, ogivas de urânio empobrecido e desfolhantes como o Agente Laranja. Até a presente data, os Estados Unidos não se retrataram ao Vietnam pelo uso extensivo do Agente Laranja, que continua a vitimar o povo vietnamita.

A ILPS em seu conjunto, seus comitês regionais globais, suas seções nacionais e suas organizações membros devem se empenhar em uma frente unificada contra o imperialismo e coordená-la com todas as outras forças possíveis a fim de despertar, organizar e mobilizar os povos aos milhões. Os povos em todos os países e em todo o mundo devem unir-se e tomar ação contra todas as intervenções militares e guerras de agressão que os Estados Unidos e seus aliados imperialistas planejam levar a cabo.

por Professor José Maria Sison
Presidente da Liga Internacional de Solidariedade aos Povos (ILPS)

Nota original em inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário