sábado, 7 de setembro de 2013

Seca atinge 5 mil camponeses no sul do Piauí; lavoura 100% perdida


Há pelo menos dois anos os produtores rurais de Picos vêm sofrendo com a seca que atinge a região. A safra do milho e do feijão já foi toda perdida e o gado está quase morrendo.

Para alguns agricultores a aposentadoria é a única renda, já que não há mais produção na roça. Cerca de 300 famílias dos povoados Vigia, Tabuleiro Pius e Angical de Picos estão preocupados pois a única fonte de água, o Rio Guaribas, está seco. “Estamos no sufoco, o rio cortou e os animais passavam fome, pois a água mal dá pra gente beber", destacou a agricultora Eva Araújo. 

No Piauí, dos 224 municípios, 210 estão em situação de emergia por causa da seca, na maioria das cidades não chove desde 2011. Dados da Secretaria de Agricultura de Picos apontam que a perda da safra de milho e feijão foi de 100%, e que cinco mil agricultores foram afetados pela estiagem. 

Para tentar amenizar a sede do rebalho, os agricultores estão improvisando fazendo pequenos reservatórios no leito do rio, conhecido como cacimba. Para tarefas de casa e consumo pessoal muitos recorrem aos carros pipa.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário