sábado, 15 de junho de 2013

Nota de apoio às manifestações contra o aumento da passagem


Durante a última semana, São Paulo foi palco de duas grandes manifestações contra o aumento da passagem de ônibus, trem e metrô. Os trabalhadores e, sobretudo a juventude, foram as ruas para demonstrar sua insatisfação diante dos abusos cometidos pelas autoridades municipais e estaduais. As manifestações, que reuniram milhares de pessoas, foram violenta e covardemente reprimidas pelas tropas da Polícia Militar, em nome de um suposto vandalismo dos manifestantes, como a grande mídia, sempre submetida aos interesses do capital e dos setores mais reacionários, tentou justificar, mas que foi prontamente rebatida pelas centenas de registros da violência policial divulgadas pela internet.

Enquanto isso, ainda em Paris, onde foram atender os interesses dos grandes empresários da cidade, os gerentes do velho Estado, governador Geraldo Alckmin e prefeito Fernando Haddad, não se furtaram de ir para os holofotes para fazer o discurso do monopólio do transporte e justificar a ação repressiva aos manifestantes que exigiam a revogação do aumento.

O resultado deste cenário fica cada vez mais claro, as ilusões que o povo possuía a respeito da democracia burguesa se reduzem a pó; liberdade de expressão, direito de ir e vir, segurança jurídica, entre outros embustes criados pela ideologia dominante para esconder os verdadeiros interesses do capital caem por terra quando uma manifestação pacífica representa uma postura crítica e reivindicatória. O que vimos nesses últimos dias é caráter do velho Estado brasileiro, sem sua máscara de legalidade, seja ela representada por tucanos ou estrelas; repressão aberta a quem quer que ouse questionar os interesses do grande capital e defender o interesse dos trabalhadores e estudantes. Nós do CBV declaramos nosso apoio integral as manifestações e conclamamos que prossigam os protestos populares. Solidarizamo-nos com todos os manifestantes presos arbitrariamente pela polícia e com todos os feridos pela ação nefasta do Estado e da Prefeitura de São Paulo.Como dizia o Presidente Mao: “Rebelar-se é justo!”.

COLETIVO BANDEIRA VERMELHA
São Paulo, 15 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário