domingo, 4 de agosto de 2013

(NOTAS DA GUERRA POPULAR) Operações do NEP causaram 28 baixas à reação nas Filipinas


No último 3 de agosto de 2013, o Comando Rodante Urtal (CRU) do Novo Exército Popular das Filipinas informou que, durante suas últimas operações feitas entre junho e julho de 2013, cerca de 28 baixas foram causadas entre as tropas do exército reacionário filipino, com 17 executados e 11 gravemente feridos. O porta-voz do CRU do NEP, Ka Amado Pesante, declarou: “Tais ações militares aconteceram nos povoados de Avelino, Cuenco e Lankandula, no munícipio de Las Navas da província de Samar do Norte, deixando 12 mortos e 2 feridos do lado do inimigo. Um combatente vermelho sacrificou sua vida e quatro foram feridos durante as ações. Enquanto isso, no povoado de Victoria, deixamos 5 mortos e 9 feridos no lado do inimigo, durante as operações de 25 junho. Aqui, nenhuma baixa foi causada contra nós.”

Ka Amado Pesante ressaltou que tais ações militares foram feitas em resposta à crescente demanda popular pela punição dos soldados do exército filipino, responsáveis por inúmeros assassinatos, estupros e torturas contra camponeses da região. De acordo com o informe, um camponês dirigiu uma reclamação às autoridades revolucionárias da região, segundo a qual os soldados das “Forças Armadas das Filipinas” haviam incendiado sua lavoura no valor de 42 mil pesos durante operações recentes.

O porta-voz rechaçou ainda as mentiras lançadas pela imprensa filipina segundo a qual o Exército Vermelho estaria prestes a ser liquidado: “Nas regiões próximas de onde operamos, 53 camponeses foram sequestrados e obrigados a aparecer como ‘soldados do NEP que se renderam’. Por conta das vitoriosas ofensivas feitas pelo NEP, as tropas reacionárias estão borradas de medo em suas operações. Ainda que estejam em enorme número, eles não ousam sequer dormir no chão ou cruzarem rios com medo de nossos ataques. O regime de Aquino enviou seis batalhões e uma unidade de forças especiais para Samar do Norte, mas parecem cachorros fugindo com o rabo entre as pernas quando emboscados pelo NEP. [...]“

Ka Amado fez um chamado às unidades do NEP em Samar do Norte para intensificarem e levarem a cabo novas ofensivas táticas em resposta ao chamamento do Partido Comunista das Filipinas para derrotar a famigerada “OPLAN Bayanihan” e elevar a Guerra Popular à etapa do equilíbrio estratégico nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário